Um feliz ano novo!

09-01-2023

SAM,
Chegou 2023 e com ele os votos de "Um Feliz Ano Novo!"


Chegou 2023...e como sempre, ao toque das 12 badaladas, comi as passas, pedi os respetivos desejos, tinha dinheiro no bolso, as cuecas azuis vestidas, mas ao contrário dos anos anteriores, a roupa era branca e desci da cadeira com o pé esquerdo.

E mais uma vez, após fazer todo o ritual, pensei: "mas porque raio estou a fazer isto, se não acredito que irá fazer qualquer diferença nos acontecimentos do novo ano?".

A verdade é que, apesar da minha constante negação sobre o impacto e sucesso do ritual nos acontecimentos do ano que começa, me assombra e assusta a dúvida de "e se não o fizer e ainda for um ano pior que o que passou?".

E todos os anos a dúvida surge e leva a melhor.

Tenho para mim que, mesmo não acreditando, acredito que cumprindo o ritual o ano será um bocadinho (mesmo, de nada) melhor.

O que não é difícil, porque a realidade é que, quando olho para trás, só me lembro dos momentos maus e dolorosos, porque são estes que nos marcam, que nos criam feridas e cicatrizes.

Mas os anos, se pensar bem, nunca são completamente maus...felizmente! No entanto, naquele momento, só me recordo dos acontecimentos mais difíceis.

Por isso, e para não contrariar a mente, ao bater das 12 badaladas, comi as passas, pedi os desejos, tinha dinheiro no bolso e desci da cadeira, mas este ano, com o pé esquerdo...porque tendo 2022 sido um ano difícil, com momentos que criaram dor e cicatrizes profundas (que vão demorar a sarar), não quis correr o risco de ter um 2023 igual ou pior.

Um Muito Feliz Ano Novo, para todos!

Truliru