Portugal: um país fácil!

14-10-2023

p.m.d.s.,
Quem nos visita, gosta… aqui temos sol, mar e boa comida… Até temos boas autoestradas… Temos a fama e o proveito de receber bem! Se juntarmos tudo isto, até parece que Portugal é um país fácil. E, como veremos, até é… 


Portugal é um país fácil para imigrar, e para emigrar! Mas não cuidamos de quem para cá vem. Mas sabemos criar problemas aos médicos dos outros países obrigando-os a ir ao "beija mão" da Ordem que, com um olhar altivo e desconfiado, os obriga a nova prestação de provas.

Portugal um país fácil para trabalhar… já para ganhar dinheiro…

Em Portugal é fácil de encontrar um político com falta de ética, falta de formação, aldrabão, autoritário. Já honestidade naquela gente…

Em Portugal é fácil fazer formações. Tudo passa minha gente mesmo aquela que não a frequenta. Fazemos jus à noção de que a certificação passa por uma declaração em papel. Por isso somos bem formados… em esquemas!

Em Portugal é fácil fazer candidaturas e ganhar projetos. Apenas é necessário providenciar um montão de papéis, cumprir uns quantos antagónicos requisitos, e ter o cuidado de contratar a empresa "xpto"… que cobra tanto mais, que se não se pensasse em subsídios tudo ficaria mais fácil e, sobretudo, mais barato. Afinal é fácil, mas realmente não compensa e, ao invés de haver candidatos empenhados, temos uma pilha de pretendentes desinteressados. É fácil, pensam eles… criamos subsídios para tudo e dificultamos o seu recebimento. Assim se cria a sensação de que tudo está bem feito e a ser tratado.

Agora fazemos tudo online… Fácil! Até renovar o cartão de cidadão, a carta de condução e outros que tais… Um dia destes temos de renovar o registo de propriedade, a certidão de nascimento, a fotografia da primeira comunhão… E isto tudo para que os políticos possam alimentar a sua gula e, ciclicamente, sacar aos contribuintes dezenas e dezenas de euros. É necessário alimentar o estado… E ele é um glutão!

É tudo fácil. Tudo parece fácil…. Mas, em boa verdade, depois não há reformas, faltam professores, faltam médicos, faltam técnicos e até os hospitais fecham departamentos por falta de tudo.

Já não sei se Portugal é um país fácil ou um país de facilitismo, e não sou eu que digo…


Se gosta do COrTE NA CAsAcA
siga-nos no

WhatsApp