O título Leverkusen

02-05-2024

Lady in Red,
"Estas histórias de "conto de fadas" relembram sempre o lado mais fascinante do futebol. Quando David se ergue contra Golias e o improvável acontece..."


O Bayer Leverkusen terminou com a hegemonia que o Bayern Munique apresentava nos últimos 11 anos e sagrou-se recentemente campeão alemão. Aliás, o domínio do Bayern é por demais evidente dado que apresenta 33 títulos, sendo o Dortmund o segundo clube mais titulado, com 5.

O feito do Leverkusen (com fortes ligações à farmacêutica Bayer) torna-se ainda mais relevante quando acoplado com os factos de finalmente conseguirem desassociar-se da alcunha de "Neverkusen" ou de o terem atingido sem nenhuma derrota esta época (até à presente data) ou de ainda estarem na luta para também ganhar a Liga Europa e a Taça da Alemanha.

Relativamente à alcunha mencionada, esta era utilizada para descrever as épocas em que a equipa chegava a finais ou ficava perto de ser campeão mas nunca conseguia efetivamente "ultrapassar a linha da meta". Este ano foi claramente diferente e a "estrelinha" esteve sempre do lado da equipa. Como supracitado, o Bayer ainda não perdeu esta época, ao fim de 46 jogos. Desses 46 jogos, a equipa ganhou ou empatou em 10 para lá dos 90 minutos de tempo regulamentar.

Estas histórias de "conto de fadas" relembram sempre o lado mais fascinante do futebol. Quando David se ergue contra Golias e o improvável acontece. Como por exemplo quando o Leicester foi campeão em Inglaterra, um feito ainda mais improvável. Para mim, a beleza do título do Leverkusen esteve na festa final quando os adeptos invadem o campo e o "engolem" por completo. Quando por momentos parece que todos fomos relembrados que quando há civismo e bom senso ainda é possível proporcionar momentos destes aos adeptos e também aos próprios jogadores.

O futebol nasceu como o desporto do "povo" e em momentos como estes quase parece que assim permanece. Nunca haverá futebol sem adeptos e seria importante que as instituições que regem este desporto se relembrem desse "pequeno pormenor". O cenário atual favorece que esta modalidade se torne cada vez mais num desporto para a elite e não do "Zé Povinho". Todavia, será também de suprema importância que os adeptos tenham noção de que para se ter direitos há que se ter deveres e se comportem de acordo com os parâmetros de uma sociedade civilizada.


Receba os nossos artigos em 1ª mão...
Diretamente e sem publicidade!
WhatsApp