O novo tratado de Tordesilhas
Dom Queixote
"Embora o aconchego dos nossos sofás e a segurança devolvida pelos écrans de televisão nos faça crer que aquilo que vemos é para os outros, e somente para eles, e que as diárias realidades bélicas e sanguentas a que assistimos, quase em direto, nunca serão o nosso dia-a-dia… desengane-se o leitor! "

Eu não sou adivinho nem acompanho a ideia da existência das ditas forças do oculto. Também não acredito em bruxas mas, como dizem os nossos vizinhos, "que las hay, hay"! Também não sou profeta nem quiromante adivinho, mas vou acompanhando o que se passa no mundo e faço questão de raciocinar e criar opinião. E cada vez que penso nisto, acredito piamente que a proliferação do espírito COrTE NA CaSAcA, fomentador da cidadania e de opinião, é cada vez mais essencial à nossa sobrevivência!
Embora o aconchego dos nossos sofás e a segurança devolvida pelos écrans de televisão nos faça crer que aquilo que vemos é para os outros, e somente para eles, e que as diárias realidades bélicas e sanguentas a que assistimos, quase em direto, nunca serão o nosso dia-a-dia… desengane-se o leitor! A realidade está aí à porta! Não falta nada para que a história se repita e que os senhores da guerra e do mundo nos surpreendam, agora cinicamente respaldados pela democrática expressão da vontade popular.
O mundo está a mudar, a uma vertiginosa velocidade, e nós, quedamo-nos a discutir se o benfica ganhou ao porto ou se o braga marcou mais golos ao sporting… Alienados, vivemos felizes 😊. Felizes mas impreparados para a óbvia realidade que teremos pela frente.
No dia 7 de Junho de 1494 foi assinado na cidade espanhola de Tordesilhas, entre Portugal e Espanha (então proclamados senhores e donos do mundo com a bula do Papa Alexandre VI), um tratado com o mesmo nome que dividia, o mundo "descoberto e por descobrir" em duas partes, e os direitos de exploração, de cada uma delas.
Hoje, dia 8 de janeiro de 2025, embora incrédulos, começamos a assistir a uma nova versão do tratado de Tordesilhas… Sabemos que a Rússia já invadiu a Crimeia, posteriormente a Ucrânia e ontem a Polónia, através do ataque à embaixada polaca que, em valor legal, é território polaco.
Por outro lado, do ocidente, vemos o recém-eleito presidente dos EUA a admitir anexar um país soberano, o Canadá, a comprar a Gronelândia e a usurpar controlar o canal do Panamá!
Nada falta para que o "Novo tratado de Tordesilhas" seja em breve assinado, entre dois déspotas, loucos autocráticos, que trarão ao mundo, e em particular a nós, Europa, uma nova realidade, fruto do laxismo e inércia democrática de cada um de nós…
Podemos continuar a achar que os pesadelos são para os outros… Poder podemos,
Mas Eu Não Faria ISso!
Leia os nossos artigos em 1ª mão...
Sem publicidade!
Canal WhatsApp COrTE NA CaSAcA