O fenómeno da NBA

13-10-2022

Lady In Red,
O basquetebol não é um desporto extraordinariamente popular em Portugal. Não arrasta multidões e não tem, nem de perto nem de longe, o mesmo poder magnético do futebol, mas...


O basquetebol não é um desporto extraordinariamente popular em Portugal. Não arrasta multidões e não tem, nem de perto nem de longe, o mesmo poder magnético do futebol. Falo numa perspetiva generalista uma vez que sou fã incontestável de ambos.

Contudo, quando falo com o meu progenitor, o nome Carlos Lisboa ainda surge rapidamente, sendo, indubitavelmente, uma das estrelas maiores do basquetebol português.

Atualmente, para os amantes da modalidade, o nome Neemias Queta é quem surge no imediato. Neemias é o primeiro atleta português a jogar na NBA, estando ligado à equipa dos Sacramento Kings. Iniciou a sua carreira na liga norte-americana na época passada e, apesar de ter oportunidades muito esporádicas, deixou uma impressão positiva. Esta epopeia do Neemias está apenas a começar mas demonstra alguns dos traços homéricos dos portugueses, a procurar atravessar mares não antes navegados e levar o nome do nosso país para um território pouco explorado por nós, desportivamente falando. 

Contudo, é de imensa importância salientar que houve Bartolomeu Dias antes de Vasco da Gama e existiu a Ticha Penicheiro antes do Neemias Queta. A nossa Ticha, já retirada, é, de forma consensual, considerada uma das melhores bases que já passou pela WNBA, a vertente feminina da liga norte-americana. Era um génio em campo, possuindo uma visão de jogo muito acima da média, e vivendo o verdadeiro sonho americano.

Espero que estes dois fenómenos nacionais inspirem inúmeras gerações a praticar este desporto e que este vos permita sentir algo remotamente similar às emoções partilhadas por "monstros" como Kobe Bryant (a consultar: ttps://www.theplayerstribune.com/articles/dear-basketball).

A NBA é um fenómeno de marketing e popularidade nos Estados Unidos e um pouco por todo o mundo, sendo ainda um excelente exemplo da disparidade de tratamentos no que concerne o masculino e feminino. Considero-me uma pessoa a favor da virtude da concisão logo este pequeno comentário será suficiente: O Rocky, a mascote dos Denver Nuggets, recebe cerca de 625 mil dólares ao ano. Diana Taurasi, que venceu 3 vezes a competição e foi 5 vezes campeã olímpica, recebe cerca de um terço desse valor (228 mil dólares ao ano). Tudo o que precisam de saber sobre como as mulheres são vistas no desporto de alta competição encontra-se encapsulado nesta realidade.