Mundial de futebol feminino

07-07-2023

Lady in Red,
"Eu já joguei no Estádio do Bessa e enche-me de felicidade quando leio que pode haver tal afluência nas bancadas."


A Federação Portuguesa de Futebol anunciou, a 5 de julho, dois dias antes da realização do jogo, que a lotação para o jogo Portugal – Ucrânia, a realizar no Estádio do Bessa, se encontrava esgotada. Este encontro é o último jogo de preparação de Portugal antes do arranque do Campeonato do Mundo, a 20 de julho, na Austrália e Nova Zelândia. Esperam-se mais de 20 mil adeptos no estádio, o que ultrapassaria largamente o anterior recorde de assistência de um jogo de futebol feminino em Portugal, que se situa em 11.055 pessoas, contra o País de Gales, em Guimarães.

Eu já joguei no Estádio do Bessa e enche-me de felicidade quando leio que pode haver tal afluência nas bancadas. Os estádios são feitos para estar repletos de pessoas e não de cadeiras vazias. A seleção feminina, que pela primeira vez também teve um conjunto de equipamentos específicos para a sua campanha, merece este carinho do povo português. A seleção feminina qualificou-se, de forma histórica, para o Campeonato do Mundo e irá representar Portugal com amor à camisola e vontade de vencer.

Este aumento de apoio ao futebol feminino também é transversal às ações publicitárias que vão surgindo. Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, considero que devemos celebrar estas "pequenas vitórias". Uma conhecida marca de cerveja lançou recentemente packs comemorativos, com caricas personalizadas com as jogadoras, sendo que a campanha conta ainda com uma música associada, "Espaço para mais um". Aliás, o vídeo da música foca-se nas próprias jogadores da seleção, uma excelente forma de divulgar quem são as atletas que nos irão representar, que certamente não são tão conhecidas do grande público como os atletas da seleção masculina. Além destas ações publicitárias, a banca também já tinha lançado uma campanha, na ótica de que "O mundo já está a mudar o mundo". Esta foca-se no percurso de uma menina que atinge a seleção nacional e a jornada emocional de um pai que compreende que os sonhos da sua filha são válidos, mesmo que não tenha sido o rapaz que inicialmente tinha idealizado.

Tal como referi, ainda há muito a fazer, mas qualquer um de nós se pode relacionar com a aspiração de atingir sonhos que parecem impossíveis. A qualidade e perseverança das jogadoras nacionais começa a mudar mentalidades e a conquistar fãs um pouco por todo o país. Aliás, já tenho alguns amigos e amigas minhas que referem que se vão levantar mais cedo para conseguir ver os jogos da seleção no mundial. Para vossa referência, a equipa portuguesa encontra-se no grupo E, defrontando na fase de grupos as seleções dos Países Baixos (23 de julho), Vietname (27 de julho) e dos Estados Unidos (1 de agosto).

Pessoalmente, farei questão de ver todos os jogos que consiga e espero que as nossas atletas consigam sentir o apoio da nação portuguesa. Força, acredito que irão ter um excelente Campeonato do Mundo e que será apenas o primeiro de muitos pela frente.


Se gostou deste artigo,

siga o COrTE NA CAsAcA

WhatsApp