Egoísta QB

25-11-2022
Posso falar o que eu acho? @Marta Falcão

Afinal qual é a linha que separa o egoísmo tóxico do egoísmo saudável?


Afinal qual é a linha que separa o egoísmo tóxico do egoísmo saudável? 

Nem sempre o egoísmo aponta para uma atitude negativa perante a vida e perante os outros. Na dose certa, pode ser um bom indicador de amor próprio 💕 .

É saudável tirar tempo para cuidares de ti mesmo, é saudável pedir ajuda aos avós, padrinhos e "tios" para partilharem o nosso amor pelos nossos filhos; é saudável dizer que não, se não te apetece ou, por outro lado, dizer que sim, se a razão do sim é o melhor para ti. Não confundas o egoísmo QB com aquela toxicidade que atropela tudo e todos com a sede pelo sucesso e pela notoriedade. Não confundas o egoísmo QB com aquele olhar maléfico de quem sente prazer em pisar os outros para se destacar num meio ou num grupo. 

Neste caso, reina uma grande insensibilidade e uma incapacidade para se colocar no lugar do outro.

Deixa que sejam os outros a realçar o teu carisma: não precisas de ser tu a segurar no holofote e dizer: "eu sou mesmo espectacular"! Deixa que o amor próprio seja um pouco egoísta, mas sem ofuscar o amor e o respeito pelos outros. 

Brilha, brilha muito! Irradia luz por onde quer que passes! Mas não te esqueças que duas luzes juntas brilham mais do que só uma perdida no escuro. E quantas mais luzes se juntarem, mais iluminado e recompensador será o teu caminho!

Marta Falcão