Desporto Solidário

09-01-2023

Lady in Red,
É muito importante reforçar o quão relevantes são os valores base do desporto...


Em alguns dos textos anteriores foi salientado o quão importante o desporto pode ser para mantermos a boa forma física e a sanidade mental. Abordei também a paixão inverosímil que parece suscitar em todos os pontos do globo, independentemente de qual a modalidade é a preferida. Além de tudo isto, é muito importante reforçar o quão relevantes são os valores base do desporto.

A quadra natalícia que passou é quase sempre sinónimo de momentos de introspeção, de pensarmos para além de nós, ao invés de passarmos dias e semanas "perdidos" na nossa tão atribulada rotina diária. Daí os conceitos de solidariedade e família estarem muitas vezes associado a esta quadra festiva. Esses mesmos conceitos encontram-se muitas vezes de "braço dado" com o desporto.

A exposição mediática que muitos desportos possuem permite-lhes ser uma plataforma extraordinária para a dinamização de ações de solidariedade. Quanto ao conceito de família, mesmo que o desporto seja individual, nenhum atleta "caminha" nunca sozinho, existindo sempre toda uma infraestrutura preparada para garantir que este consiga atingir o máximo do seu potencial.

Estes valores são alguns dos meus conceitos favoritos e aprecio de sobremaneira todas as iniciativas que encontro relacionadas. Por exemplo, não fazia ideia da tradição natalícia do Bétis que envolve o envio de peluches para o relvado. Em Espanha os presentes são geralmente oferecidos no Dia de Reis, a 6 de janeiro. O Bétis recolhe todos os peluches e tenta diminuir o número de crianças que pode não receber uma prenda nesta quadra festiva. Na generalidade são inúmeras as organizações, das mais diversas modalidades, que procuram aliar-se a causas solidárias. Outro exemplo seria a iniciativa "Common Goal", principalmente conhecida devido a Juan Mata. O futebolista comprometeu-se a doar 1% do seu salário a esta ação solidária e desde então convenceu muitos outros a fazerem o mesmo. Pode parecer pouco a nível percentual, mas é um valor imensurável para quem precisa de apoio (principalmente tendo por base os valores cada vez mais descomunais dos salários dos futebolistas).

A principal mensagem é que o desporto começa na atitude e esta deverá sempre ter por base os valores supracitados. Apesar de ser mais uma indústria alimentada a dinheiro e direcionada para fazer dinheiro espero que, pelo menos em parte, possa continuar a direcionar esforços para o impacto que todo este dinheiro e mediatismo pode ter ao realizar o tipo de iniciativas mencionadas.