COrTE NA CaSAcA N.º 4 (Republicação Digital)
Prefácio
ão várias as curiosidades a salientar neste número.
Começou a delinear-se a verdadeira silhueta do jornal e do seu estilo e, a partir desta, as publicações começaram a ser regulares e a respeitar a periodicidade anunciada.
A rubrica "Quem é quem?" destacou-se, surpreendendo com um acutilante estilo crítico direto e forte. Sem "papas na língua", subterfúgios ou eufemismos a personagem é descrita ao pormenor e, numa curiosidade quase premonitória, é revelada a sua alma guerreira, quando afirma: "ai de vós se me metem no quem é quem...".
Muito à frente nas ideias e no tempo! Hoje em dia seria assim: "Quem se mete com o PS, leva!".
Continuou a saga do "Bloco Infantil" que, através de uma ironia quase poética, pretendeu colocar a nú o lado menos claro da sociedade Taipense.
Em grande forma, com um estilo inconfundível, o comentário desportivo "em cama" de humor de Pontapé nas Canetas".
Estamos convencidos que estava encravada a tecla do acento grava na máquina de escrever e que isso tenha gerado muitas "gralhas ortográficas" :-)
Por fim, realçar o suplemento que descreveu a visita do senhor arcebispo à vila e que, dadas as limitadas condições logísticas e de financiamento, foi apensa ao jornal uma folha copiada a álcool. Pedimos desculpa pela muito fraca qualidade da página apresentada, mas é o espelho do original passadas estas quatro décadas.
Corte na Casaca N.º 4
Sobre o Original
Material: Papel branco 80 gm2 e Papel fino com face polida (suplemento)
Tamanho: 210 x 297mm (A4 - A3 dobrado em dois)
Processo de duplicação: Fotocópia a preto e branco e duplicador de gelatina (suplemento)
Composição: 7páginas (Capa + 5 páginas + Suplemento)
Tiragem: 80 exemplares
Preço: 10 escudos