Empresas unicórnio em Portugal
Vergarro, verga mas não parte!
"Apesar deste "sucesso" continuamos a assistir grandes dificuldades provocadas pela máquina do estado".
As empresas unicórnio são empresas tecnológicas que atingem uma valorização mínima de 1.000 milhões de dólares sem ter presença na bolsa, sendo o sonho de qualquer start-up do setor quando inicia a sua atividade.
Estas empresas são avaliadas com base nas oportunidades de mercado e no potencial a longo prazo, não seguinte a metodologia tradicional de avaliação de empresas.
Alguns exemplos deste tipo de empresas são a Farfetch, a Dropbox ou a SpaceX, e o caso mais conhecido de uma startup unicórnio é o Facebook.
Em Portugal assistimos ao aparecimento de diversas empresas unicórnio, com a ajuda preciosa da Web Summit Portugal, pelo que existem sete unicórnio com origem portuguesa, a saber: Farfetch, Talkdesk, Outsystems, Feedzai, Anchorage Digital, Sword Health e Remote (destas, seis aparecera após a primeira edição do Web Summit em Lisboa).
Apesar deste "sucesso" continuamos a assistir grandes dificuldades provocadas pela máquina do estado na criação, financiamento e desenvolvimento das start-up, apesar de serem das empresas que mais mão-de-obra qualificada e mais bem paga contrata!