A escola do século XXI

22-03-2024

Posso falar o que eu acho? @ Anabela Reis
Chegado o final do 2º período letivo, confrontamo-nos com a avaliação dos alunos. Incomoda-nos perceber que a escola que tanto desejamos, aquela tão apregoada do Séc XXI, afinal ainda não chegou às nossas turmas...


Quando pensamos na escola dos dias de hoje, pensamos numa escola inovadora, que adota métodos de ensino dinâmicos e abordagens pedagógicas progressistas, com o intuito de preparar os alunos para este mundo, em constante evolução. E assim é!

Geralmente incorpora tecnologia nas suas práticas de ensino, promovendo métodos de aprendizagem interativos e personalizados, o que valoriza a ação entre alunos e professores.

Incentiva a criatividade e o pensamento crítico e oferece uma variedade de recursos para atender às necessidades individuais dos alunos.

Valoriza a multiculturalidade e a inclusão, reconhecendo e celebrando a diversidade cultural e étnica dos seus alunos e de todos os agentes envolvidos com a escola. Promove um ambiente inclusivo, onde todos se sintam bem-vindos e respeitados, independentemente da sua origem, religião, identidade de género ou das suas capacidades. Além disso, implementa políticas e práticas que garantem o acesso equitativo a oportunidades educacionais para todos os alunos, proporcionando suporte adicional e adaptações, quando necessário, para garantir que todos possam alcançar o seu pleno potencial académico e pessoal. 

Oferece aos alunos experiências diferentes todos os dias, incentivando a aprendizagem por meio de projetos práticos, visitas de estudo educacionais e a interação com profissionais da comunidade educativa e do meio.

Promove a interdisciplinaridade permitindo que os alunos explorem conexões entre diferentes áreas de conhecimento e desenvolvam uma compreensão holística do mundo ao seu redor. Esta transversalidade facilita o ensino nas abordagens multidisciplinares em espaços de aprendizagem flexíveis que incentivam à comunicação entre agentes de educação e os alunos.

Alerta para as questões ambientais, motivando os alunos a tomarem atitudes ecológicas de respeito pela natureza e pelos animais. Estes temas são incorporados no currículo por meio de projetos ambientais, projetos de sustentabilidade e programas de consciencialização sobre questões ambientais. Promove práticas sustentáveis, como a reciclagem, a redução do consumo de energia e da água e a envolverem-se em atividades de serviço comunitário relacionadas com o meio ambiente e são capacitados a tomar medidas para proteger e preservar o planeta.

Certamente que a escola atende à importância da colaboração dos encarregados de educação. Esta parceria entre encarregados de educação e escola pressupõe uma comunicação aberta e frequente, onde os pais são incentivados a se envolverem ativamente na educação dos seus filhos, no envolvimento em atividades escolares, nas reuniões de pais e nos eventos comunitários. Esta colaboração fortalece a relação ente a escola, os pais e a comunidade, criando um ambiente de apoio que beneficia todos os membros da comunidade educativa. Definitivamente, uma escola do Séc. XXI vai além do ensino de conteúdos académicos, procurando formar adultos socialmente responsáveis, empáticos, racionais e críticos, capazes de enfrentar os desafios e prosperarem num mundo real, em constante mudança e contribuir de forma positiva para a sociedade.

Porém, por mais que a escola se esforce para desenvolver o que é desejável, enfrenta inúmeras dificuldades que tornam o sonho quase um pesadelo… A falta de recursos financeiros, humanos e materiais, assim como a inadequação ou inexistência dos espaços físicos essenciais, a imensa diversidade de alunos com diferentes necessidades e estilos de aprendizagem, apresentam um desafio adicional para os professores, especialmente quando as turmas estão sobrelotadas e os recursos limitados. O apoio insuficiente para lidar com todas estas questões, sobrecarrega os professores e dificulta o ambiente de aprendizagem para todos os alunos. Todos estes fatores são questões reais que dificultam a implementação de práticas educacionais mais inovadoras e inclusivas, tal como é proclamada a Escola do Séc. XXI.


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